sábado, 12 de abril de 2014

A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS

Mateus 25:1-13

1 "O Reino dos céus será, pois, semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo.
2 Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes.
3 As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo.
4 As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias.
5 O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram.
6 "À meia-noite, ouviu-se um grito: 'O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!'
7 "Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias.
8 As insensatas disseram às prudentes: 'Deem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando'.
9 "Elas responderam: 'Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês'.
10 "E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada.
11 "Mais tarde vieram também as outras e disseram: 'Senhor! Senhor! Abra a porta para nós!'
12 "Mas ele respondeu: 'A verdade é que não as conheço!'
13 "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!
VOCÊ TEM CHECADO SEU ÓLEO?
 A cada dia que passa estamos mais perto do final, e assim com dia não estaremos mais aqui um dia, temos que esperar a vinda de jesus cheio do azeite do poder de Deus,  porque a gasolina nos leva aonde queremos mais o óleo é quem faz o motor funcionar.
Nessa parábola das virgens prudentes e loucas foi usado o casamento para ilustrar o ensinamento. Nos versículos de 1 ao 5 nos fala como foram dividas as dez virgens, 5 prudentes, e 5 loucas; As 5 prudentes são aquelas pessoas que mesmo estando na benção não deixam de buscar a Deus, de se encherem do poder para ter uma reserva de óleo quando estiverem passando na prova. Já as 5 loucas são aquelas pessoas que só lembra que Deus existe nas dificuldades e enlouquecem para buscar ser cheio de Deus e não conseguem.  Por meio dessas virgens o senhor nos mostrar o destino dos desesperados. Examinemos os três elementos usados por Jesus:
AS LÂMPADAS : O chamado para o casamento foi feito a meia noite, por isso deveria se levar um lâmpada, mais as 5 jovens loucas não fizeram planos a longo prazo e suas lâmpadas brilharam por pouco tempo, e perderam seu brilho. Lâmpadas não podem se encher sozinhas, precisam de uma fonte. 
O AZEITE E A PREPARAÇÃO DA LÂMPADA: O azeite normalmente representa o espirito santo. Quais são as propriedades do azeite? ele amacia e não si mistura com outras substancias. Em que consiste a preparação da lâmpada? em ergue o pavio colocá-lo em uma posição que sustente a chama e que as cinzas não bloqueia a luz. O pecado prejudica a chama.
O APELO DAS VIRGENS LOUCAS E O FECHAR DA PORTA: A expressão Senhor, Senhor (v11) usada pelas virgens loucas, lembra a passagem em Mateus 7.21( Nem todo que diz Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus,.......). Note que é Cristo quem fecha a porta, e não "São Pedro". Essa passagem também nos ensina uma verdade que se aplica aos pecadores e as pessoas boas que frequenta a igreja: adiar a salvação pode ser perigoso.
DEVEMOS VIGIA E ORAR PORQUE NÃO SABEMOS O DIA E NEM A HORA EM QUE O FILHO DO HOMEM HÁ DE VIR. VAMOS SER PRUDENTES BUSCAR A DEUS EM QUANTO AINDA PODEMOS, VAMOS NOS ENCHER DO AZEITE OU SEJA VAMOS SER CHEIOS DO ESPIRITO SANTO, MESMO NAS HORAS EM QUE TUDO ESTA NA BENÇÃO POIS QUANDO A ADVERSIDADE VIR TEREMOS AZEITE DE RESERVA E NÃO FICAREMOS NA ESCURIDÃO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário